Publicidade

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Windows Technical Preview - As Primeiras Análises do novo Windows


30 de Setembro de 2014, essa data promete ser a mais importante data para a Microsoft desde 24 de Agosto de 1995 quando a empresa lançou o Windows 95 e a partir daí revolucionou e dominou a informática mundial já por quase 20 anos, tendo começado a ver nesse século, mais precisamente nessa década o avanço de suas principais concorrentes e uma queda em sua hegemonia.
Nessa data especulada para o lançamento do Windows 9, tudo indica que mais que isso a empresa lançara um Windows definitivo.
Uma aposta muito arriscada, tendo em vista o pseudo fracasso do Windows 8 que não conseguiu substituir como a empresa imaginava o Windows 7, o Windows Phone 8, ainda parecendo engatinhar perante o domínio de Google e Apple, no mercado que a empresa mais quer avançar, o dos mobiles.
Ainda não se sabe ao certo se apenas uma mesma versão de Windows poderá ser utilizada tanto nos celulares e tablets, quanto nos desktops e laptops, sendo ela adaptável aos tamanhos diversificados de tela, como especula-se, ou como a empresa lançará versão desktop e mobile mantendo o mesmo nome Windows, sem confundir os consumidores.
O que já se sabe é que a empresa está realmente preocupada em acertar, em atender as demandas do mercado e em trazer de volta pra si o foco do mercado de tecnologia.

Muito está sendo divulgado das versões de testes "vazadas", que normalmente a própria empresa distribui para que exista notícia e rumores do produto e isso crie um suspense ainda maior para seu lançamento, tática corriqueira muito utilizada pela empresa fundada por Steve Jobs que aconteceu no pré-lançamento do Windows 8 também pela Microsoft. Afinal, não existe maior propaganda do que divulgar o que aparentemente foi conseguido "burlando o sistema".
Até a data de hoje a notícia nos sites americanos é de que a versão atual de testes é a Build 9841 e apesar do 9 no número, o nome veiculado é Windows Technical Preview, o que é mais um sinal que a versão não deve ter o 9 no nome.
Vamos então acompanhar algumas das novidades já percebidas.


A primeira delas, que parecia inevitável é o retorno do Menu Iniciar.  Algo que parecia um pequeno detalhe, que foi removido na versão 8, foi a principal crítica daqueles que não fizeram upgrade da versão anterior. A expectativa com o visual Metro UI era que facilitasse o uso nos dispositivos touch. Só que a versão não conquistou os corações dos donos de tablets, muito menos os usuários de Desktops, mas parece que a empresa do velho Bill, como de costume, aprendeu onde errou. Devolveu o Menu Iniciar mas colocou nele a aparência dos botões da Tela Inicial do Windows 8. O visual moderno é muito interessante, mas a principal característica que afastava os consumidores era a sensação de que ao clicar na interface iniciar do Windows 8, você iria para um outro ambiente, escondendo barra de tarefas, janelas de fundo abertas, experiência que confundia mais que auxiliava. De qualquer forma, aquele usuário que se acostumou ao Windows 8 pode continuar usando o ambiente imersivo, configurando isso no Painel de Controle.



Prova que a Microsoft entendeu o problema é que os aplicativos adquiridos através de sua loja se tornarão algo muito próximo a um programa, com maximizar, minimizar e fechar, dentro de uma janela. (Afinal é Windows ou não é?)


As facilidades voltam, nada mais de mouse pra ponta da tela, de 3 ou 4 cliques pra se conseguir as coisas. No topo do Menu Iniciar, Configurações de Usuários, ao lado o botão para desligar. Mais um fator que afastou os consumidores, a dificuldade para se desligar o Windows 8, problema que já tinha sido descoberto e resolvido no Windows 8.1. Mas nada se compara com a volta dele num menu simples.


A organização de Todos os Programas parece bem melhor, muito mais intuitiva e a possibilidade de redimensionar os ícones do jeito que o usuário quiser foi mantida.
As cores do menu iniciar variam de acordo com o Tema da Área de Trabalho escolhido.


Outro recurso muito comentado é o Desktop Virtual Múltiplo. Você pode criar vários Desktops independentes ao mesmo tempo. Um recurso interessante para quem gosta de se organizar, deixar a área de trabalho pouco poluída trabalhando com muitas janelas ao mesmo tempo.


Poucas novidades no Windows Explorer, um pouco mais compacta, a Home gora possui Favoritos e Arquivos Recentes. Mas a principal novidade nesse sentido é por conta do botão "Compartilhar".


Muito usado para enviar arquivos em dispositivos móveis principalmente, parecia uma necessidade ter um botão mais acessível para essa necessidade também.



Mas a sem dúvida o que mais chama a atenção é a revelação da existência da Cortana.
Sim, você mais ligado no mundo geek, já deve conhecê-la no game Halo, a assistente pessoal que a Microsoft criou num jogo e transformou em realidade (claro que não tão futurista e realista como na ficção) no Windows Phone 8, agora vai estar no novo Windows. Seria esse mais um fator que indica um sistema único adaptável também para celulares e tablets?

Bom, muitas questões no ar ainda, esperamos q a Janelinha não nos decepcione e dessa vez vá além das nossas expectativas. Fiz questão que a primeira matéria desse novo blog fosse com esse tema, ela sua importância, mas você poderá acompanhar aqui todas as novidades que virão sobre o assunto, inclusive a instalação portátil, assunto que tratarei em um tópico em breve.
Curta também a pagina no facebook: 10NeoInfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário